terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Novo atentado eleva pressão sobre Putin

Novo atentado eleva pressão sobre Putin. Homem-bomba se explode em ônibus em Volgogrado, matando 14; cidade russa já havia sido alvo no dia anterior.  Ataques são atribuídos a rebeldes tchetchenos e acontecem a seis semanas do início de Olimpíada de Inverno
 

LEANDRO COLON DE LONDRES - Folha de São Paulo


Três atentados desde sexta-feira --sendo dois na mesma cidade-- e um saldo de 34 mortos. A Rússia vive o pânico de ataques terroristas a seis semanas de receber os Jogos Olímpicos de Inverno.
Ontem pela manhã, às 8h23 (2h23, horário de Brasília), a explosão de um homem-bomba em um ônibus elétrico de Volgogrado, sudoeste russo, matou 14 pessoas e deixou 28 feridos.

Anteontem, 17 haviam morrido depois que um terrorista (provavelmente uma mulher) detonou explosivos na principal estação de trem da cidade, que fica a 690 km de Sochi, sede do evento esportivo internacional em fevereiro. Na sexta, uma ação em Pyatigorsk já tinha tirado a vida de três pessoas.

As suspeitas recaem sobre militantes da Tchetchênia, república separatista infiltrada por fundamentalistas islâmicos que veem nos jogos uma oportunidade para atingir os inimigos no governo russo.

A reação externa foi imediata ontem, inclusive com sinais de cobrança ao governo de Vladimir Putin.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, afirmou estar "confiante" que "as autoridades russas vão entregar os jogos com segurança".

Os EUA se convidaram para ajudar na proteção aos jogos, dizendo que "aceitariam cooperar mais de perto" --sugestão que soa como ironia, já que a Rússia dificilmente aceitaria discuti-la.

O presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, se antecipou e disse não ver motivos para aumentar a segurança do evento: "Todas as medidas necessárias já foram tomadas, não há nada mais a fazer em Sochi".

Putin sabe que os jogos são uma vitrine para a Rússia --e seu governo-- no exterior. Por isso, anistiou recentemente 20 mil prisioneiros.

Entretanto, os ataques terroristas têm demonstrado que nem tudo pode ser controlado, até porque os atentados indicam vulnerabilidade do sistema de transporte.

Diante dos ataques, o governo de Putin anunciou medidas de segurança nos principais aeroportos e estações de trem do país, além do nível elevado de alerta antiterrorista na região de Volgogrado para os próximos 15 dias.

As autoridades já identificaram indícios de ligações entre os atentados ocorridos na cidade. Segundo o porta-voz do Comitê de Investigação, Vladimir Markin, além de ambos atingirem o serviço de transporte, foram encontradas características parecidas entre os explosivos usados.

"Isso confirma a versão dos investigadores de que os dois ataques estão ligados. Eles podem ter sido preparados em um só lugar", disse.

Em declaração oficial, o Ministério das Relações Exteriores russo comparou os atentados aos ataques ocorridos contra a maratona de Boston, em abril. "Não vamos recuar e continuaremos nossa luta consistente contra um inimigo insidioso que só pode ser derrotado com a união", diz a nota.