terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Passageiros sofrem com calor no aeroporto do Galeão, no Rio

Passageiros sofrem com calor no aeroporto do Galeão, no Rio


Flávia Villela
Da Agência Brasil
 

O ar-condicionado do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, continuava sem dar vazão à demanda de passageiros na manhã desta terça-feira (31). O problema com a refrigeração começou ontem, com o aumento da temperatura na cidade. Em alguns pontos, o calor chegou a 40 graus Celsius (ºC).

 
 

Transtornos nos aeroportos do Brasil

 
 
7.dez.2013 - Movimentação intensa de passageiros devido a atrasos e cancelamento de voos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O mau tempo e as chuvas que atingiram, na última quinta-feira (5), as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo causaram atrasos nos voos prejudicando usuários nos aeroportos brasileiros neste sábado (7) Leia mais Renato S. Cerqueira/Futura Press
 
A goiana Ludmila Castro, que esperava uma conexão para Natal na praça de alimentação do Terminal 1, ficou desapontada com o serviço do aeroporto. "Está muito abafado. É um absurdo, pois dava tudo por este aeroporto, mas me enganei completamente", disse.

De acordo com a Infraero, o ar-condicionado não estava funcionando no setor devido a obras no forro do teto e de expansão do Terminal 2. No entanto, ainda segundo a Infraero, o ar-condicionado estava funcionando normalmente no saguão de embarque e desembarque, sem causar transtornos aos passageiros.

Funcionária de uma das lanchonetes do aeroporto, Maria de Lima disse que o calor para quem trabalha na cozinha dos estabelecimentos alimentícios é insuportável. "E esta situação deve continuar enquanto durar o calor e esta obra", disse ela, referindo-se à reforma e modernização do aeroporto prevista para terminar no ano que vem.


Os melhores e piores aeroportos do mundo para dormir 

 
 
Dormir em aeroportos não é só uma opção para quem busca economizar na viagem antes de embarcar num voo. Muitas vezes, torna-se uma necessidade. Mau tempo, erupções vulcânicas, greve, cancelamentos inesperados... são muitos os motivos que podem levar passageiros presos no solo a procurar um espaço em um banco de aeroporto (ou embaixo dele) para descansar.
 
 
A Sleepinginairports.net, uma comunidade na internet que há 16 anos permite a troca de dicas e experiências entre quem já ficou acampado em terminais de embarque e desembarque, divulgou as listas dos melhores e piores aeroportos para se dormir em 2013. Foram avaliados por 14,6 mil passageiros pontos como conforto, limpeza, serviços e conveniência. Nenhum brasileiro entrou nos rankings mundiais. Mas o Aeroporto Internacional do Rio Antônio Carlos Jobim (na foto), ganhou um destaque: o Galeão foi considerado o segundo pior da América do Sul, atrás apenas do aeroporto de Caracas Arte/UOL

Os passageiros que desembarcavam estavam mais interessados em aproveitar o calor do lado de fora do aeroporto. "Quero sair daqui e ir direto para a praia", contou a mineira Sueli Souza, que veio ao Rio pela primeira vez. "É um sonho realizado", completou ela.

Raquelânia Cardoso e o marido norueguês, Ivan Skjeggestad, vieram do Rio Grande do Norte para passar a lua de mel no Rio. "É nossa primeira vez aqui. Não tínhamos como não passar o réveillon em Copacabana", disse ela.

A cuiabana Oscalina Godoy de França que vem ao Rio de dois em dois anos disse ter perdido a conta do número de vezes que já passou o Réveillon na cidade. "Quando vim a primeira vez nem existia a Ponte Rio-Niteroi. Se pudesse viria todos os anos", declarou a dona de casa.

Já o pedreiro Pedro Cordeiro da Silva não via a hora de sair do Rio e partir para Recife onde pretende passar as férias com a família. Ele, a esposa Cristiane e as três filhas chegaram horas antes do embarque. "Chegamos adiantados, agora é torcer para o voo não atrasar", observou.



Conheça dez dos aeroportos mais impressionantes do mundo

 
 
Marrakech Menara Airport (Marrocos) - Com cara de palácio marroquino do século 21, o aeroporto de Marrakech é uma grandiosa obra de arte, todo composto em formatos geométricos em forma de diamante. À noite, luzes dão um novo colorido à face frontal do edifício, enquanto na parte interna um lounge evoca o luxo do século 19 marroquino, com tapetes, lustres e uma cúpula de metal forjado Leia mais Divulgação