quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Na guerra entre gangues do "Barba", Helena Chagas perde a Comunicação Social da ´laranja`

Sob pressão do PT, Helena Chagas deixará Secretaria de Comunicação Social

  • Ministra será substituída por Thomas Traumann, com perfil mais agressivo e mais afinado com o ex-ministro Franklin Martins

Luiza Damé - O Globo
 
Presidente Dilma Rousseff ao lado de Helena Chagas Foto: Gustavo Miranda / O Globo
Presidente Dilma Rousseff ao lado de Helena Chagas Gustavo Miranda / O Globo

A presidente Dilma Rousseff deu início à reforma ministerial que consolidará o apoio partidário ao projeto da reeleição, mas, por enquanto, mexeu apenas em postos do PT, deixando em aberto a substituição dos ministros dos partidos aliados que disputarão as eleições. Foram oficializadas nesta quinta-feira mudanças na Casa Civil, na Educação e na Saúde. Dilma também fará mudança na Secretaria de Comunicação Social (Secom) para dar uma postura mais agressiva ao setor no ano eleitoral, como defende o PT.

Essa troca não estava prevista para este momento, mas a ministra Helena Chagas, surpreendida pelo vazamento da notícia, entregou a carta de demissão nesta quinta-feira à tarde. Sua saída foi motivada por pressões do PT e, mais recentemente, pelo desgaste da falta de transparência com a agenda da presidente Dilma na polêmica “escala técnica” da comitiva presidencial em Lisboa, sábado passado.

O porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, vai substituir Helena, mas a oficialização dessa mudança só deve ocorrer nesta sexta-feira. A avaliação é que Traumann tem perfil mais agressivo e mais afinado com o ex-ministro Franklin Martins, que vai coordenar a área de comunicação da campanha de Dilma.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que já estava trabalhando no Planalto, foi confirmado na Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann. Pré-candidata ao governo do Paraná, Gleisi reassumirá sua vaga no Senado. O secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, será o substituto de Mercadante. O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, assumirá a vaga de Alexandre Padilha, que deixará a Esplanada para disputar o governo de SP.


A ministra ficou irritada com o vazamento, e coube a Mercadante apagar o incêndio no segundo andar do Planalto. Mesmo demissionária, ela cumpriu agenda. Entre um compromisso e outro, comentou com assessores que foi deselegante o vazamento da mudança na Secom. A avaliação de setores do Planalto é que o episódio de Portugal não foi decisivo para a substituição. Outro grupo, no entanto, considerou-o a gota d’água.

As polêmicas em torno da viagem a Portugal se deram não só pelo gasto com hotéis de luxo para mais de 40 pessoas ficarem em Lisboa por menos de 24 horas, mas também pela postura da Presidência de manter em sigilo a agenda da presidente em Portugal, só tornando-a pública no dia seguinte, domingo, depois que foi revelada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Em novembro do ano passado, em meio a críticas do PT à sua atuação, Helena colocou o cargo à disposição. Ela esperava deixar o governo na reforma ministerial, mas Dilma não lhe confirmou essa decisão. A ministra não irá para a campanha da presidente e deverá cumprir quarentena, como prevê a legislação.

Em uma das reuniões do presidente do PT, Rui Falcão, com a bancada e integrantes do Diretório Nacional, para discutir saídas para a crise depois das manifestações de junho, houve um debate sobre pontos fracos na equipe ministerial, com críticas à comunicação do governo e da presidente. A reclamação era em relação à pequena margem de financiamento dos chamados “blogs sujos”, que fazem o enfrentamento com a mídia tradicional e atacam a oposição.

— A comunicação do governo é uma porcaria! O governo não tem a estratégia de comunicação nas redes sociais. O Lula mantinha uma canalização de recursos para alguns blogs, mas a Dilma cortou tudo — reclamou naquela reunião o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PR), segundo petistas presentes.

Na época, Vargas desmentiu as críticas, mas nesta quinta-feira, diante da notícia da saída de Helena Chagas, disse ao GLOBO:

— Não gosto dela. A Helena foi pro pau! Beleza.

Ainda sobre os ministérios do PT, Dilma tem que resolver a sucessão de Fernando Pimentel no Desenvolvimento, que voltou à estaca zero, já que o empresário Josué Gomes da Silva não será ministro, como desejava a presidente. Pimentel disputará o governo de Minas. A ministra Maria do Rosário deixará a Secretaria de Direitos Humanos para disputar novo mandato de deputada.

Os novos ministros tomam posse segunda-feira de manhã. Arthur Chioro assumirá sob a vigilância da oposição. O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), irá à Comissão de Ética Pública assim que ele for confirmado no cargo, por causa da transferência de cotas da sua empresa de consultoria Consaúde à mulher, Roseli Regis dos Reis. O Ministério Público investiga se ele cometeu improbidade administrativa.

Depois da posse, Mercadante terá sua primeira missão: entregar a mensagem da presidente ao Congresso, na abertura dos trabalhos legislativos de 2014, na tarde de segunda-feira. Em seguida, ele passará o cargo para Paim, no Ministério da Educação. (Colaborou Maria Lima)