sábado, 29 de março de 2014

Será que Dilma vai à TV explicar tantas mortes nas obras da Copa do Barba?

Morre operário que sofreu acidente no Itaquerão, em São Paulo

 
O Blobo
 
  • Foi a terceira morte em 4 meses nas obras do estádio do Corinthians, que sediará a abertura da Copa
Estádio Itaquerão, em São Paulo: motivo de muita preocupação para a Fifa Foto: Portal da Copa / Divulgação
Estádio Itaquerão, em São Paulo: motivo de muita preocupação para a Fifa Portal da Copa / Divulgação



Morreu na tarde deste sábado o operário que se acidentou nas obras do estádio Arena Corinthians (Itaquerão), na Zona Leste de São Paulo. O ocorrência foi registrada pelos Bombeiros às 10h37m. A vítima, identificada como Fabio Hamilton da Cruz, trabalhava na montagem das arquibancadas provisórias, se desequilibrou e caiu de uma altura de 15 metros, segundo o Corpo de Bombeiros. Ele foi levado ao hospital por uma ambulância particular da empresa Odebrecht, que construiu o estádio. Esta é a terceira vítima fatal em acidentes nas obras do Itaquerão em quatro meses.

Segundo a assessoria da Odebrecht, a vítima foi levada para o Hospital Santa Marcelina, na Zona Leste da Capital. O rapaz que se acidentou é funcionário da WDS Construções, contratada pela Fast Engenharia, para fazer a montagem das arquibancadas provisórias no Itaquerão.

Em nota, a Fast informou que o operário caiu de uma altura de oito metros, ao contrário dos 15 metros informados pelos Bombeiros. Segundo a empresa, o acidente aconteceu quando o rapaz estava trabalhando na montagem dos pisos das arquibancadas provisórias do setor sul da Arena Corinthians.

De acordo com a Fast, ele portava todos os equipamentos obrigatórios de segurança para a atividade.
“O trabalhador imediatamente recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao hospital em seguida”, diz a nota da Fast.

Ele chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 16 horas, informou o Hospital Santa Marcelina. O Corinthians, em nota, lamentou o acidente. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também se pronunciou, no Twitter, pouco antes das 18h (horário de Brasília): 'Muito triste com a morte trágica do operário hoje na Arena de São Paulo. Meus sentimentos à família e aos amigos', escreveu o dirigente francês. Muito triste com a morte trágica do operário hoje na Arena de São Paulo. Meus sentimentos à família e aos amigos.

As arquibancadas provisórias da Arena Corinthians serão pagas pela empresa de bebidas Ambev ao custo de R$ 38 milhões. Esse gasto seria bancado pelo governo do Estado de São Paulo, que conseguiu a parceria com a Ambev para arcar com os custos.
É o segundo acidente no estádio do Corinthians em quatro meses. O local sediará a partida de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho. Em novembro do ano passado, dois operários que trabalhavam na obra morreram depois que um guindaste quebrou durante a colocação da última parte da cobertura do estádio. O guindaste se desequilibrou por conta do peso.

Uma das vítimas estava descansando na cabine de um guindaste de apoio, que foi atingido pela peça.

O outro funcionário morto estava utilizando um banheiro químico, também atingido pelo material que desabou. Morreram no acidente Fábio Luis Pereira, de 42 anos, e Ronaldo Oliveira dos Santos, de 44, que trabalhavam para empresas terceirizadas na obra.

A Arena Corinthians, que está em construção na zona leste da capital paulista, tinha previsão de conclusão para dezembro, mas a Fifa adiou inicialmente o prazo para fevereiro após o primeiro acidente. Em seguida, a data de conclusão foi adiada novamente para o próximo dia 15 de abril e agora a nova previsão é que o estádio seja terminado em maio. A construtora responsável pela obra ainda não se pronunciou sobre uma eventual mudança do prazo de conclusão.