terça-feira, 29 de abril de 2014

O prefeito de Los Angeles e seu uso inusitado do Instagram

A conta na rede social é semelhante a um diário pessoal ou um caderno que antes só seria descoberto depois de 50 anos

 
 
Adam Nagourney
Do New York Times
 

Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, tira fotos em uma construção na cidade
Foto: MICHAL CZERWONKA/NYT
Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, tira fotos em uma construção na cidade MICHAL CZERWONKA/NYT

LOS ANGELES - Quando Eric Garcetti concorreu para prefeito de Los Angeles, sua campanha criou uma conta Instagram para alimentar os eleitores com um fluxo diário de fotos da campanha: o candidato apertando as mãos, fazendo turnê em um parque, dando um discurso. Carismática e incontroversa - e destinada a desaparecer no dia da eleição, como ocorreu.

Mas cerca de seis meses depois de tomar posse, em junho, Garcetti, que aos 43 anos é o mais jovem prefeito de Los Angeles em mais de cem anos, transformou essa em uma experiência pessoal no uso das mídias sociais por uma nova geração de funcionários públicos. Desde então, ele postou uma série de fotografias — muitas delas artisticamente ambiciosas, e por qualquer medida politicamente não convencionais — que oferecem uma textura e uma visão incomum de Los Angeles.

A conta na rede social é semelhante a um diário pessoal ou um caderno que antes só seria descoberto depois de 50 anos.

O esforço de Garcetti é ao mesmo tempo político e pessoal, oferecendo um vislumbre do estilo suave e um pouco excêntrico que tem definido o novo líder desta cidade. É um estilo que, a cada dia que passa, se diferencia do de seu antecessor imediato, Antonio R. Villaraigosa.

Os dias de aparições no tapete vermelho, promessas ousadas e estilo bad-boy deram lugar a um prefeito que fica animado falando sobre a necessidade de sistemas de navegação nos carros dos bombeiros — e que gosta de tirar fotos com o celular Samsung Galaxy S4 de trás dos vários seguranças que o acompanham em seu trabalho.

Nada de sorrisos posados ou fotos do jantar de ontem à noite na Câmara de Comércio. O prefeito tira fotografias de seu carro em movimento, enquanto usa um capacete durante uma turnê em um canteiro de obras, em sua caminhada matinal no Griffith Park, durante uma viagem ao longo da costa e para o carro do prefeito na procissão funeral de um policial que foi morto em serviço. Após a introdução de Charlie Wilson, o cantor de R & B, em um concerto no Nokia Theater, Garcetti foi curtir o show — e tirou fotografias de Wilson por trás, lavadas em luz vermelha.

"Eu me encontro nestes lugares únicos, com um ângulo exclusivo que ninguém mais pode chegar ", disse Garcetti enquanto oferecia uma visão pessoal da curadoria de seu trabalho, mostrando em seu telefone quando ele se sentou em uma parede de uma estação de metrô em North Hollywood. "Eu estou procurando algo que move meu olho. Às vezes, eles não são imagens fantásticas: Como esta, feita do meu carro. Mas eu vou usar uma situação e tentar torná-la esteticamente agradável”.

Como político, Garcetti é ao mesmo tempo amável e ambicioso. Com seu sorriso fácil, a família jovem e atraente, fluente no espanhol e ex-aluno de Rhodes, ele é frequentemente mencionado como um candidato em potencial para governador. E não prejudica que ele venha de uma famosa família de Los Angeles: Seu pai, Gil Garcetti, foi o promotor que processou OJ Simpson.