sábado, 28 de junho de 2014

James Rodríguez, artilheiro com gols em todos os jogos, é o cara da Copa

Felipe Benjamin - O Globo

Meia colombiano supera Messi e Neymar na lista de goleadores e lidera também índice de assistências

James Rodríguez celebra o primeiro gol contra o Uruguai. Meia marcou duas vezes, assumiu a artilharia, e ajudou a Colômbia a chegar ás quartas de final - SERGIO MORAES / REUTERS

A grande esperança era a de que Cristiano Ronaldo, finalmente eleito como o melhor jogador do planeta, chegasse à Copa do Mundo pronto para repetir as belas atuações que teve pelo Real Madrid. Apesar de marcar um gol na última partida da seleção portuguesa, a Copa do atacante português não foi além da terceira rodada. Já Lionel Messi fez gols decisivos nas três primeiras partidas da Argentina, mas ainda não encantou os milhões de fãs ansiosos para ver jogadas desconcertantes como as que faz nas partidas do Barcelona. Neymar também marcou, e segue sendo a grande esperança do futebol brasileiro na busca pelo hexacampeonato. Mas ninguém brilhou tanto nos gramados brasileiros como James Rodríguez, eleito pela Fifa como o melhor jogador da primeira fase.

Na Copa, a ausência do astro Radamel Falcao parecia condenar a Colômbia, pela primeira vez cabeça de chave de um grupo, a mais um retorno prematuro de um Mundial. No entanto, a surpresa veio da melhor maneira. Com quatro vitórias em quatro jogos, a Colômbia se apresenta como um duro adversário para o Brasil, e conta com aquele que, além de marcar gols em todos os jogos se isolando na artilharia, é o líder de assistências da competição. 

James parece temer o adversário da Colômbia nas quartas de final.Criado na pequena Ibagué, nos Andes colombianos, Rodríguez chegou com 17 anos ao Banfield, e rapidamente se tornou uma peça fundamental para que o clube, pouco acostumado a títulos, levantasse a taça de campeão do Torneio Apertura 2009. Em 2011, pouco antes de completar 20 anos, Rodríguez trocou o futebol argentino pela Europa, sendo contratado pelo Porto por cinco milhões de euros. Dois anos depois, seu destino era o Monaco, da França, que desembolsou 45 milhões de euros para contar com o craque.

— Não sinto pressão. É preciso tomar cuidado porque o Brasil tem bons jogadores e uma grande história no futebol. Mas penso que eles também têm que tomar cuidado conosco. Temos bons jogadores. vai ser um jogo lindo — disse o jogador.

Herdeiro da camisa 10 de Carlos Valderrama, principal nome do futebol colombiano nas Copas de 1990, 1994 e 1998, Rodríguez ganhou grandes elogios do ex-astro.
— James é nossa maior referência, e demonstrou que é a nossa estrela neste Mundial para confirmar que é um jogador de nível internacional.

No topo da lista de goleadores, e pronto para enfrentar o Brasil, Rodríguez diz não se preocupar com marcas individuais.

— Quero somente ajudar a Colômbia a chegar longe, fazendo gols ou não. Contra o Brasil teremos um jogo duro. É uma seleção que tem grandes jogadores — afirmou o craque após a vitória contra o Uruguai. — Sempre sonhei em jogar no Maracanã. Fazer dois gols e sair aplaudido deste estádio é uma sensação maravilhosa.