quinta-feira, 31 de julho de 2014

Habitantes das Malvinas apelidam a Argentina de ‘Calotina’

Rivalidade aflora, e malvineses fazem provocações pelo Twitter

 


BUENOS AIRES - A velha rivalidade deu fôlego à criatividade dos nativos das Malvinas, território britânico ultramarino sobre o qual a Argentina reclama soberania. Mal o país de Cristina Kirchner perdeu o prazo de pagamento dos credores, e os habitantes da arquipélogo já o chamam de “Calotina” ("Defaultina", em inglês), comemorando, em posts no Twitter, o fracasso dos negociadores que buscavam uma saída para o imbróglio da dívida.

A corruptela de default com Argentina surgiu na conta do território — que boa parte dos habitantes prefere chamar de Ilhas Falkland, nome britânico do local — no Twitter (@falkland_utd). Mensagens provocadoras fizeram uma contagem regressiva até o momento de início do calote, confirmado nesta quarta-feira. “Tick tock... @CFKArgentina”, cutucaram os posts.

“A negação da Argentina sobre seu default iminente não é diferente da questão #Falklands. Fatos históricos / a lei dos EUA são ignorados para se adaptar a sua própria necessidade”, escreveram usuários.

No domingo, os malvineses haviam aproveitado a briga da Argentina com os “fundos abutres” para fazer um estranho paralelo: “Se [o chanceler Héctor Timerman] faz pouco caso da lei que os EUA criou há apenas 13 anos, imaginem a sua opinião sobre as #Falkland. Ele só prejudica seu país”.

Outras mensagens mostaram solidariedade com a população: “Sinceramente, nos compadecemos do duro trabalho dos argentinos, que têm sido absolutamente enganados por seu governo”.