quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ibobe no DF: Arruda, que estava preso, 30%; Agnelo, que ainda não foi preso, 16%; e Rollemberg 14%

- O Globo

O atual governador é o que tem a mais alta taxa de rejeição, 46% não votariam nele de jeito nenhum

 
Pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope em parceria com a Rede Globo, divulgada nesta quarta-feira, aponta que, se as eleições fossem hoje, José Roberto Arruda (PR) seria eleito governador do Distrito Federal. Ele foi citado por 30% dos entrevistados. O atual governador, Agnelo Queiroz (PT), que concorre à reeleição, tem 16% e, em terceiro lugar, vem o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 14%.

Toninho do PSOL foi escolhido por 6% dos eleitores, enquanto o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) ficou com 5%. Perci Marra (PCO) não pontuou. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Ainda de acordo com o Ibope, Agnello é o que tem a mais alta taxa de rejeição - 46% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Arruda é rejeitado por 32%, enquanto Pitiman não tem o apoio de 9%. Toninho do PSOL e Perci Marrara (PCO) têm a antipatia de 8% dos entrevistados, e Rollemgerg, de 7%. Não souberam ou não quiseram opinar 16%, e 3% declararam que não rejeitavam ninguém.

O Ibope também fez uma enquete sobre a avaliação que os eleitores do Distrito Federal fazem sobre o governo de Agnelo Queiroz. Para 50%, ele faz uma gestão fuim ou péssima; 31% avaliaram como regular, e 16% como ótimo e bom. apenas 3% não responderam.

O instituto também consultou os eleitores sobre os candidatos ao Senado. De acordo com a pesquisa, José Antonio Reguffe (PDT) tem 29% dos vots; Geraldo Magela (PT), 14%, o senador Gim Argello (PTB) soma 12%. Empatados com 1% vem Aldemário (PSOL), Expedito Mendonça (PCO) e Sandra Quezado (PSDB). Jamil Magari (PCB) não foi citado. Brancos e nulos somaram 21%, e 17% não quiseram responder.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores, entre os dias 26 e 28 deste mês. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob número 00022/2014.