terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mercado está volátil porque falta informação

Com Blog Miriam Leitão - O Globo
NO BOM DIA BRASIL


A segunda-feira foi turbulenta no mercado financeiro. Investidores reagiram ao fato de não saberem como será a condução da economia num segundo mandato da presidente Dilma, que lidera a corrida eleitoral. Mais do mesmo significará, para a Petrobras, perda de caixa com o subsídio à gasolina para que a inflação fique controlada e o desprezo pela opinião dos técnicos da empresa em benefício das escolhas de indicados. As refinarias de Pasadena e de Abreu e Lima são exemplos.
O medo de que esse estilo de gestão continue inflamou a queda de ontem. Como o mercado às vezes exagera, os próximos pregões podem corrigir a queda de mais de 10% da segunda-feira. É um erro achar que o mercado financeiro é uma reunião de meia dúzia de especuladores. 
A turbulência também contou com os fatores externos. A economia americana deu novas demonstrações de recuperação e o dólar se valorizou no mundo inteiro. A questão é que o real foi a divisa que mais perdeu valor.
É natural o sobe e desce do mercado financeiro nos períodos eleitorais. É um erro achar que o mercado de capitais é uma reunião de meia dúzia de especuladores. São muitos cuidando do dinheiro de milhões de poupadores, na busca pelo melhor preço dos ativos. Se houver mais informações sobre o que será feito com a economia, menos volátil fica o mercado.
Veja abaixo o comentário feito no Bom Dia Brasil.