terça-feira, 30 de setembro de 2014

No Roda Viva, a denúncia de Niéde Guidon: o descaso do governo federal ameaça a sobrevivência de um tesouro arqueológico

Blog Augusto Nunes - Veja



Mundialmente respeitada pelas pesquisas e descobertas que desmontaram antigas teorias sobre a chegada do homem ao continente americano, a arqueóloga Niéde Guidon foi entrevistada no Roda Viva desta segunda-feira. Baseada desde a década de 70 no sertão do Piauí, ela criou o Parque Nacional da Serra da Capivara, preciosidade  histórica que tenta preservar numa luta desigual contra a indiferença do governo lulopetista.
Na entrevista, entre outros temas, Niéde falou da importância científica da região, riquíssima em fósseis e pinturas rupestres, e relatou algumas da sucessivas batalhas travadas para que o parque sobreviva ao descaso das autoridades federais, que se desdobra na mesquinhez dos burocratas, na crônica escassez de verbas e na impunidade dos grileiros de terras.
Participaram da bancada de entrevistadores Bernardo Esteves (Piauí), Andresa Boni (TV Cultura), Ana Clara Costa (VEJA), Ulisses Capozzoli (Scientific American Brasil) e Herton Escobar (Estadão).