quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Não existiu “retificação” da declaração do doleiro Youssef segundo a qual Lula e Dilma sabiam do esquema de roubalheira na Petrobras

Blog Ricardo Setti - Veja



O advogado do doleiro diz que “querem desmoralizar a delação de meu cliente”

O doleiro Alberto Youssef em um de seus depoimentos ao Congresso: a informação de que Lula e Dilma tinham ciência do Petrolão não foi desmentida por ele (Foto: Estadão Conteúdo)
O doleiro Alberto Youssef em um de seus depoimentos ao Congresso: a informação de que Lula e Dilma tinham ciência do Petrolão não foi desmentida por ele (Foto: Estadão Conteúdo)

O lulopetismo está inundando as redes sociais com uma pequena nota do jornal O Globo de ontem segundo a qual o advogado do doleiro Alberto Youssef — que, conforme VEJA publicou na edição que está nas bancas, revelou à Polícia Federal na terça-feira, dia 21, que Lula e Dilma tinham ciência da roubalheira na Petrobras para beneficiar o PT e outros partidos da base do governo — “retificou” as declarações publicadas pela revista, em um suposto depoimento ocorrido dia 22.
Entre outros veículos e jornalistas, o colunista Janio de Freitas, hoje, naFolha de S. Paulo, vai na mesma direção.
O problema com essa versão é um só: ela não é verdadeira. Para saber disso, bastaria, tanto para o repórter do Globo responsável pela notinha como para os demais que a ela se associaram, ter feito o elementar: telefonar para o advogado e indagar se a informação procedia, ou perguntar à própria Polícia Federal se era verdade.
Mas ninguém fez isso.
Na verdade, o advogado desmente que houve retificação ou depoimento na quarta, dia 22, como noticiou O Globo. Diz que se trataria de uma armação para tentar desqualificar a delação.
Eis o que o advogado Antônio Augusto Figueiredo Basto afirma, enfático:
– Não houve nada do que está escrito no jornal O Globo. É matéria falsa. Nesse dia [quarta-feira, 22] não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira. Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo. A acusação contra os advogados é covarde e absurda. Estão atacando a defesa para tentar desmoralizar a delação do meu cliente.
A rede lulopetista na web está usando a declaração do advogado para confundir. O advogado, como se viu, desmente que tenha havido depoimento na quarta (22). A rede lulopetista agora espalha que ele está desmentindo que tenha havido o depoimento que VEJA noticiou como tendo sido prestado na terça (21), no qual o doleiro afirma que Dilma e Lula tinham ciência do esquema da petrorroubalheira.