sábado, 31 de janeiro de 2015

Petróleo em Nova York tem maior alta em mais de dois anos

Reuters


O preço do petróleo nos Estados Unidos fechou em alta de mais de 8% nesta sexta-feira (30), maior avanço diário em dois anos e meio, depois que dados mostraram uma redução das atividades de perfuração de poços no país.

O movimento pode estimular a especulação de que, após sete meses de queda, o preço da commodity pode ter atingido um piso.

Dados da Baker Hughes mostraram que o número de sondas de perfuração de petróleo nos Estados Unidos caiu em 94 unidades, ou 7%, nesta semana.

O petróleo na Bolsa de Nova York fechou com alta de 8,33%, a US$ 48,24 por barril. Já o petróleo Brent (principal referência para o mercado internacional) fechou com alta de 7,86%, a US$ 52,99 por barril.

Apesar da recuperação desta sexta, os dois tipos de petróleo ainda acumulam queda superior a 10% nos últimos trinta dias.

A queda da cotação da commodity começou em junho do ano passado e reflete o aumento da produção americana. O declínio nos preços deve afetar os emergentes, especialmente os produtores, caso da Rússia, que reduziu os juros nesta sexta.