sábado, 28 de fevereiro de 2015

"Autofagia", por Ilimar Franco

O Globo


O maior partido do país, o PT, é diferente de tudo. O governo Dilma atolado em uma crise política e econômica. O partido pressionado pelo caso Petrobras. Mesmo assim, integrantes de sua maior tendência, a CNB, trabalham e pressionam pela queda do ministro Pepe Vargas. Enquanto ele passou a semana em sucessivas reuniões com a base na Câmara, petistas tentam puxar sua escada. Os aliados assistem da janela.
Encruzilhada
As entidades sociais e sindicais que apoiam a presidente Dilma estão jogando dos dois lados. Ao mesmo tempo, convocam uma manifestação em defesa da democracia, da Petrobras e pela derrubada das MPs 664 e 665. Por isso, políticos da base ironizam dizendo que essas entidades defendem o governo com uma mão e fazem oposição com a outra. Avaliam que independente de seu mérito, se o governo não conseguir aprovar essas duas medidas no Congresso, estará emitindo um sinal de descontrole para os mercados. Mas, o que é mais eloquente, estará dando uma demonstração de enorme fragilidade política. A sorte está lançada.
“Cada presidente tem seu núcleo pessoal. Mas, para efeitos externos, ele tem que se preocupar em transparecer que se trata de uma coalizão”

Um dirigente nacional do PMDB
Sobre a incorporação do vice Michel Temer no núcleo duro do Planalto
Vem aí a prorrogação
A notícia de que o PGR, Rodrigo Janot, deve pedir a abertura de inquéritos e não oferecer denúncia fez muitos parlamentares respirarem aliviados. Um deles resume: “Responder processo não é problema, mais de 200 deputados já respondem”.
No pé do ouvido
Conta Chico Alencar (PSOL-RJ) que estava conversando sobre o pagamento de passagens aéreas para cônjuges com Eduardo Cunha e que este lembrou que, até 2009, vigorava regra que permitia pagamento para “parentes e amigos”. E que nenhum dos presidentes da Casa anteriores fez qualquer movimento para alterar a norma.
Cadeira cativa
O ex-presidente José Sarney está com o prestígio em alta. Não foi só Lula que fez questão de sua presença. Na reunião com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) e o PMDB no Jaburu, o vice Michel Temer também o convocou para estar lá.
Fogo amigo
Delcídio do Amaral e Gleisi Hoffmann não chegaram a um acordo sobre a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Delcídio não descarta lançar candidatura avulsa caso o PT opte por Gleisi. Como avulso, Delcídio disputa o voto dos senadores do colegiado e, por ter mais trânsito na oposição, aposta na vitória.
Ministério itinerante
O ministro Juca Ferreira (Cultura) decidiu rodar o país e passar um período a cada mês em algum estado brasileiro. Ele começa dia 9 de março por Crato e Fortaleza. Ele se reunirá com artistas locais e movimentos sociais.
Aberto ao público
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) visita hoje o Parque Nacional da Serra da Bocaina, no entorno do Rio. Em um esforço para melhorar a estrutura para visitação, a ministra conversará com lideranças locais para fortalecer parcerias.
Nova casa. O general Fernando Azevedo, que até este mês presidiu a Autoridade Pública Olímpica, foi designado para o Comando Militar do Leste.