sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Petrobras nega ter contratado JPMorgan para vender ativos do pré-sal

Veja 


A venda de ativos se tornou imperativa para a Petrobras depois que a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a estatal


JPMorgan teria sido contratado para mapear investidores interessados em comprar reservas de petróleo
JPMorgan teria sido contratado para mapear investidores interessados em comprar reservas de petróleo (Vanderlei Almeida/AFP)
A Petrobras negou nesta sexta-feira que tenha contratado o JPMorgan para mapear investidores interessados em adquirir reservas de petróleo sob concessão da estatal, inclusive no pré-sal. Em esclarecimento ao mercado, a Petrobras reiterou que está "revisando seu planejamento financeiro e entende que deverá ser necessário reduzir seus investimentos, elevar os desinvestimentos, assim como estudar outras possibilidades de financiamento e de incremento do fluxo de caixa".
O esclarecimento foi motivado por uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo no dia 26, afirmando que a Petrobras tinha contratado o JPMorgan para vender ativos, inclusive no pré-sal.
A matéria do jornal foi publicada um dia depois de a Reuters noticiar que o JPMorgan tinha sido contratado pela Petrobras para conduzir um processo de venda de 3 bilhões de dólares de ativos que poderiam incluir imóveis e licenças de exploração. A agência, no entanto, não fez referências a ativos no pré-sal. 
A venda de ativos se tornou imperativa para a Petrobras depois que a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a estatal para grau especulativo e alertou que mais cortes do rating são possíveis no futuro. 
A Petrobras está no centro de um escândalo bilionário de corrupção desvio de dinheiro, investigado pela Operação Lava Jato, que envolve ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos.
(Com agência Reuters