sábado, 30 de maio de 2015

Enchentes no Texas fazem Obama declarar catástrofe de grande proporção

O Globo com agências internacionais

Tempestades e inundações já deixaram pelo menos 22 mortos no estado


Motoristas e pedestres tentam seguir por estrada unindada em Brownville, no Texas. Presidente americano assinou declaração de catástrofe e governo federal irá liberar fundos para ajudar áreas do estado afetadas por tempestades Foto: Yvette Vela / AP


Motoristas e pedestres tentam seguir por estrada unindada em Brownville, no Texas. Presidente americano assinou declaração de catástrofe e governo federal irá liberar fundos para ajudar áreas do estado afetadas por tempestades - Yvette Vela / AP


DALLAS — O presidente americano, Barack Obama, assinou na madrugada deste sábado uma declaração de catástrofe de grandes proporções para as áreas no estado do Texas atingidas por fortes tempestades que deixaram pelo menos 22 mortos devido a fortes inundações.

As tempestades que atingiram o Norte do estado na quinta e na sexta-feira aumentaram o volume dos rios, já em níveis perigosos e geraram centenas de chamadas de emergência em Dallas, onde algumas áreas registraram 17,8 centímetros de chuva.

— Comunidades em todo o estado do Texas sofreram uma destruição devastadora, danos e, nos casos mais trágicos, perda de vidas devido à grave e persistente situação meteorológica que afeta nosso estado há semanas — afirmou o governador Greg Abbott, que declarou 70 condados como áreas de desastre.

Automóveis praticamente submersos na Rodovia Interestadual 45 em Houston. Mais tempestades são...Foto: David J. Phillip / AP


A declaração presidencial implica na liberação de recursos federais para ajudar na reconstrução das áreas afetadas. Não há estimativas publicadas dos danos no Texas, que tem uma economia anual de US$ 1,4 bilhão, e é o maior produtor de energia do país.
Perto de Dallas, milhares de carros ficaram presos durante seis horas na sexta-feira em uma estrada bloqueada por inundações. A Cruz Vermelha distribuiu biscoitos e água para os motoristas.

As chuvas registradas até agora no mês de maio representam um novo recorde no Texas, que segundo as previsões, deverá enfrentar mais tempestades durante o fim de semana.