sexta-feira, 19 de junho de 2015

Venezuela do celerado Maduro fecha as portas para senadores democratas e abre para Stédile, Lula, Dilma, Castro, e parceiros narcoterroristas

Com Blog Augusto Nunes - Veja



Reynaldo Rocha: Os liberticidas que fecham as portas da Venezuela a senadores democratas abrem os braços para os stédiles e demais comparsas brasileiros


O que esperar de um governo que já matou 43 opositores, mantém 89 outros (entre estes os líderes da oposição democrática ao governo) encarcerados sem culpa formada e sequer acusação formal por mais de um ano? Que por não terem culpa formada (do quê são acusados!) não podem juridicamente apresentar NENHUM recurso.
Os habeas corpus estão suspensos na Venezuela como era na ditadura brasileira. Aceita a presença de um João Pedro Stédile, inclusive liberando palanques e recebendo-o na palácio presidencial. Se Stédile fosse impedido de entrar na Europa ou nos EUA, qual seria a reação dos militontos do PT? Quebrar embaixadas? Movimento de ruas?
A minha seria exigir que Stédile fosse liberado para dizer o que pensa e defende. O que vale para mim tem que valer para quem eu discordo. É de estranhar então que este mesmo governo, que de início não aceitou liberar o pouso do avião da FAB a pedido do Ministério da Defesa do Brasil, faça chicanas ridículas e ofensivas para impedir que brasileiros (ou não são mais, visto que não são do PT?) cumprissem o que foi previamente informado?
Avenidas fechadas? Um embaixador que sumiu alegando que não era missão oficial do governo, esquecendo que representantes do Itamaraty acompanham um ex-presidente lobista em visitas ao mesmo país? Seriam oficiais? Que oferece uma “escolta” para permitir que 200 “manifestantes” estrategicamente posicionados atemorizem a delegação do Senado?
Que após 4 horas de espera resolve “lavar” um túnel” que ligava o aeroporto à cadeia onde estão presos os opositores do regime? Até onde a farsa que assistimos no Brasil nasceu aqui? Ou é somente uma cópia do cinismo bolivariano? O mais surpreendente é que leio nas redes sociais apoios a este gesto da Venezuela. Não é somente insanidade ou ignorância.
É má-fé. É podridão intelectual. É covardia moral. Um país não é representado por um governo ou partido em sua política externa. Representa a história e valores com os quais se comprometeu, entre os quais o respeito aos direitos humanos, aos acordos internacionais e à democracia. Pouco importa se eram senadores ou estudantes, parlamentares ou escritores, pedreiros ou taxistas. Se forem brasileiros, a Constituição OBRIGA que sejam protegidos.
Onde está este governo bolivariano que ignora um direito básico em qualquer democracia? O abjeto no episódio é ver brasileiros que se manifestam nas redes sociais aplaudindo a Venezuela e criticando a comitiva. Caso similar ao de quem aplaude o estupro porque a mulher estava vestida de modo a provocar a tara de estupradores. Ou a defesa de pedófilos, que colocam na criança, a responsabilidade pelo crime por se aproximarem do criminoso.
Pobre Brasil. Ainda terá que caminhar muito para sair da barbárie que passou a ser cultuada como valor, em nome de um projeto de poder sem limites. Espero que todos nós, democratas sinceros, tenhamos a sensatez de não tentar pagar na mesma moeda o que hoje eles fazem.