segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dilma ´trambique`: Brasil está punindo os responsáveis por tragédia em MG.. Outra mentira. Se fosse verdade, ela seria punida

Vivian Oswald - O Globo


No discurso de abertura da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP-21), em Le Bourget, na periferia de Paris, a presidente Dilma Rousseff mencionou o desastre em Mariana (MG), ocasionado pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco, no dia 5 de novembro. Dilma afirmou que o governo está agindo para reduzir os danos e punindo severamente os responsáveis pela tragédia.

— A ação irresponsável de umas empresas provocou o maior desastre ambiental na História do Brasil, na grande bacia hidrográfica do Rio Doce. Estamos reagindo ao desastre com medidas de redução de danos, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragédia.

— Nosso acordo não pode ser apenas a simples soma das melhores intenções de todos — disse a presidente, afirmando ainda que o problema da mudança do clima não é alheio aos brasileiros:
A presidente também defendeu compromissos legalmente vinculantes, que obrigam os países a cumprir o que prometeram, e que o acordo que está sendo discutido na França garanta a diferenciação entre os países.

— Temos enfrentado secas no Nordeste, chuvas e inundações no Sul e no Sudeste do país. O fenômeno El Niño tem nos golpeado com força.

Dilma classificou a COP-21 como “marco histórico”:

— A COP representará marco histórico. Nada mais justo que isso ocorra nessa cidade, cenário de grande transformações no mundo nos últimos séculos.

A presidente Dilma participou da reunião de abertura da COP-21 junto com os outros 149 chefes de Estado e de governo. Pouco antes do almoço, ela participa de evento organizado pelas Nações Unidas pela proteção das florestas como um elemento-chave para o combate à mudança do clima. Pela primeira vez, ela e outros líderes de países detentores de florestas e grandes doadores estarão reunidos exclusivamente com este propósito. O evento deve anunciar uma série de novas medidas e parcerias em projetos de conservação. Este é um tema pelo qual existe grande expectativa por parte dos 195 países presentes na COP-21 em Paris.