terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Coalizão dos EUA mata líderes do EI ligados a ataques de Paris

Com O Globo e agências internacionais


Dez comandantes foram mortos em bombardeios aéreos na Síria e no Iraque



Membros da equipe contraterrorismo posam com a bandeira do Iraque em Ramadi, depois que as forças iraquianas recapturaram a cidade das mãos do Estado Islâmico - AHMAD AL-RUBAYE / AFP



WASHINGTON — Ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos mataram dez líderes do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria no mês passado, informou um porta-voz militar americano nesta terça-feira. Alguns estavam ligados aos atentados do mês passado em Paris, enquanto outros estavam planejando novos ataques contra o Ocidente.

O coronel americano Steve Warren, porta-voz da coalizão anti-EI, detalhou que o francês Charaffe al-Mouadan, um combatente do EI “diretamente ligado” ao jihadista belga Abdelhamid Abaaoud, mentor dos atentados de Paris, foi morto na Síria em 24 de dezembro.

Al-Mouadan preparava outros ataques, segundo Warren. Ele seria amigo de um dos terroristas que atacou a casa de espetáculos Bataclan, Samy Amimour, e viajou para a Síria em agosto de 2013, quando foi indiciado na França.

Outro combatente que está entre os mortos é Abdul Qader Hakim, que facilitava operações externas dos militantes e também tinha ligações com a rede que cometeu ataques em Paris, segundo o porta-voz. Ele foi morto na cidade iraquiana de Mossul em 26 de dezembro.

Nesta semana, o Exército iraquiano obteve sua primeira vitória contra os militantes sunitas extremistas recapturando a cidade de Ramadi, tomada pelo Estado Islâmico em maio.

— Parte desses sucessos é atribuída ao fato de que a organização está perdendo a sua liderança — ressaltou Warren.