segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

"O som do silêncio", por Ruy Castro

Folha de São Paulo


A morte de Norman C. Pickering, um engenheiro americano de 99 anos, há um mês, em Nova York, não deveria nos dizer nada. Para mim, que até então nunca ouvira falar dele, disse muito quando li seu obituário no "New York Times". 

Morrera alguém que contribuíra para que eu tivesse milhares de horas de prazer ao ouvir música.

Em 1945, Pickering inventou a agulha de safira ou diamante, que permitiria aos antigos pickups -as vitrolas- reproduzir música em alta fidelidade, sem chiado, e desgastar menos os discos. Antes dele, as agulhas eram de aço, quase do tamanho de um espinho de rosa. Pelo atrito com a superfície de cera e guta-percha dos discos de 78 r.p.m., logo ficavam rombudas e tinham de ser substituídas. A agulha de Pickering era do tamanho de uma cabeça de alfinete, muito mais dura e resistente, mas também mais suave e delicada.

Pickering desenvolveu essa agulha pensando nos processos de gravação. Foi ela que, três anos depois, tornou possível o chamado microssulco e levou à implantação, pela CBS (Columbia Broadcasting System), dos LPs de 10 polegadas, em 33 r.p.m., fabricados com vinil e comportando quatro faixas de cada lado. Em 1952, os LPs cresceram para 12 polegadas, com seis faixas de cada lado, e esse formato reinou gloriosamente até os anos 90, quando foi desbancado pelo CD.

Muitos dos nascidos sob a ditadura do CD não sabem que as técnicas de gravação, prensagem e reprodução dos discos de vinil já tinham atingido incrível perfeição nos anos 50. E devemos isso a Pickering -todos os aparelhos vinham equipados com suas agulhas. Por causa dele, as sutilezas, o brilho e até os silêncios de uma performance foram perpetuados em discos que sobreviveram ao tempo e ainda hoje podem ser tocados, e muito bem.

Ah, sim, a música, às vezes, incluía também o silêncio.