quinta-feira, 29 de setembro de 2016

DEM usa popularidade de ACM Neto para tomar espaços na Bahia


Candidatos do DEM a prefeitos na Bahia disputam agenda de ACM Neto para que ele apareça em seus programas de TV - Max Haack / Divulgação


Letícia Fernandes - O Globo


Partido pode vencer em Camaçari, quebrando hegemonia de 12 anos do PT

Surfando na popularidade do prefeito de Salvador, ACM Neto, o Democratas calcula que aumentará a quantidade de administrações na Bahia nas eleições deste domingo. Além da capital, a legenda comanda Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral do estado, com o prefeito José Ronaldo, eleito no primeiro turno em 2012 e que tem fortes chances de se reeleger.

O DEM tem hoje 13 prefeituras, e a previsão dos dirigentes é ampliar esse número para 40. Entre as cidades com chances de vitória, a mais significativa é Camaçari, uma das mais ricas do estado e que está sob comando do PT há 12 anos. O vereador Antônio Elinaldo, do DEM, aparece nas pesquisas com 65% dos votos e pode ser eleito no primeiro turno. Sua campanha teve forte apoio e vinculação ao prefeito de Salvador, ACM Neto. Para tentar alavancar a candidatura de Luiz Caetano (PT), o governador Rui Costa também entrou na disputa.

— É uma soma de atributos (que ajudam nas eleições municipais), e o Neto é o principal, ele agrega capacidade de liderar e de apresentar a gestão, e Salvador agora é um ponto fora da curva. Fora isso, ele ainda consegue agregar os votos do avô no estado — afirmou José Gama, secretário executivo do DEM na Bahia.

Gama contou que os candidatos do DEM no estado disputam a agenda do prefeito para que ele apareça em seus programas de televisão.

— Os candidatos disputam a agenda do Neto, a imagem dele é muito positiva. O nosso maior cabo eleitoral do estado é ACM Neto — afirmou Gama.

Já o desempenho do PT pode minguar na Bahia. Dos 93 prefeitos eleitos em 2012 no estado, a legenda prevê uma conquista de no máximo 60 administrações nas eleições municipais deste ano, mas ainda comanda algumas das maiores prefeituras do estado. A mais importante é Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral do estado e onde a legenda já comanda há cinco administrações consecutivas.

Desgastado, o PT também adotou a estratégia de não ser cabeça de chapa em muitas das cidades, dando espaço a partidos da base e evitando, assim, lançar postulantes pouco competitivos. Apesar dos números, Everaldo Anunciação, presidente do PT estadual, diz que a legenda aumentará os tentáculos na Bahia:

— A gente sai com uma quantidade representativa e qualidade mais elevada. Estamos presentes nas 35 maiores cidades da Bahia, que reúne mais de 50% do eleitorado. Das 35 maiores, hoje o PT administra seis delas, e queremos dar um salto de 40% a 50% — afirma o presidente do PT.