sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Veja o que pensam leitores do Estadão sobre Lewandowski e o “tropeço na democracia”


IMPEACHMENT
O ‘tropeço’
O exmo. sr. ministro do STF Ricardo Lewandowski, em aula para futuros advogados formados pela USP, afirmou que o impeachment de Dilma Rousseff foi um “tropeço na democracia”. Sua Excelência que me desculpe, mas tropeço, para não dizer um palavrão, foram os 14 anos de roubalheira do PT no poder.
NELSON DO NASCIMENTO CEPEDA
fazoka@terra.com.br
São Paulo

Fatiamento
De fato, o ministro Ricardo Lewandowski, ao lamentar o processo de impeachment de Dilma Rousseff, classificou o episódio como um tropeço na democracia. Mas o impeachment está previsto na Constituição, o fatiamento da lei sobre ele é que não está! O ministro deixou de lado o compromisso como professor e professou como baluarte do PT. Infelizmente, é esse conceito de democracia que vemos difundido nas escolas. É obrigação do professor destacar não só pontos positivos do governo, mas também os negativos que tornaram necessário pôr a presidente para fora. É inacreditável que o ministro desconheça os problemas criados pela incompetência e pelas mentiras da presidente. O loteamento político das organizações do Estado (federais, estaduais e municipais, administração direta e indireta) pelos partidos torna-as ineficazes, ineficientes e corruptas, resultando nos serviços públicos e infraestrutura precários existentes. E a função do Congresso Nacional de fiscalizar as organizações do Estado é posta de lado em razão do loteamento. Cabe aos ministros do Supremo analisar e definir solução. Ou não?
DARCY ANDRADE DE ALMEIDA
dalmeida1@uol.com.br
São Paulo

Espetáculo burlesco
A declaração do ministro Ricardo Lewandowski só pode ser levada a sério se ele se tiver referido ao fatiamento da pena acessória à da perda de mandato imposta a Dilma Rousseff, manobra burlesca conduzida por ele, sob os auspícios do presidente do Senado, Renan Calheiros, alvo de diversas investigações no âmbito da Lava Jato. Caso contrário, só pode ser entendida como outra galhofa de mau gosto do agora ex-presidente do STF.
SERGIO RIDEL
sergiosridel@yahoo.com.br
São Paulo

Tropicão?
Se o impeachment foi um tropeço, o que dizer, então, da falta de atitude do sr. Lewandowski quando ouviu, ainda como presidente do STF, o sr. Renan Calheiros dizer em alto e bom som, no microfone do Senado, durante a sessão de julgamento do impeachment, que ele conseguiu desfazer o indiciamento de certa senadora e seu marido no STF, era para ela estar presa... Sr. Lewandowski, isso foi o quê: um tropicão da democracia?!
ROBERTO V. FALCÃO
roberto.v.falcao@gmail.com
Curitiba

Mais ou menos democrático?
A declaração do ministro Ricardo Lewandowski de que houve um tropeço na democracia é admitir que alguém colocou o pé no meio do caminho do processo e houve o tropeço. Mas era justamente para evitar tropeços que o nobre ministro presidiu o processo. Quando ocorrem fatos como esse, nós, os brasileiros comuns, perdemos totalmente a confiança em tudo o que acontece em Brasília. E temos ainda esta eleição, ao estilo bolivariano, na base da bala!
LUIZ RESS ERDEI
gzero@zipmail.com.br
Osasco