quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Datafolha no Rio: Crivella 63% dos votos válidos; e o candidato de Lula, Freixo, 37%

O Globo



Pesquisa Datafolha divulgada no dia 14/10 - Editoria de Arte


O candidato Marcelo Crivella (PRB) mantém a liderança das intenções de voto na corrida pela prefeitura do Rio, apesar da ligeira queda de dois pontos percentuais, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira. Crivella tem 46% dos votos, enquanto Marcelo Freixo, do PSOL, totaliza 27% das intenções de voto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 8% dos entrevistados estão indecisos, enquanto 19% votariam em branco ou nulo - permanecendo os mesmo índices do levantamento anterior. Na última simulação do resultado das urnas, o Crivella aparecia com 48% das intenções de voto e o Freixo, 25%.

Considerando apenas os votos válidos, Crivella também sofre queda e aparece com 63%. Marcelo Freixo diminiu a vantagem do adversário e chega a 37%. No levantamento anterior, o senador tinha 66%, e o candidato do PSOL, 34%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. 

O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

Foram ouvidos 1.280 eleitores nesta terça-feira (25). A pesquisa está registrada no TRE-RJ com o número RJ-09035/2016. O levantamento do instituto foi encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo". O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se for levado em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.