segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Favorito na disputa da segunda principal cidade de Goiás não resistiu à onda antipetista

Julia Lindner/Brasília - O Estado de S.Paulo

Mais votado em primeiro turno foi derrotado por uma diferença de apenas quatro mil votos

Uma das derrotas mais improváveis do PT nestas eleições ocorreu em Anápolis, segunda principal cidade de Goiás, de 260 mil eleitores, controlada pelo partido desde 2009. O atual prefeito, o petista João Gomes, é um dos políticos mais populares do Estado. Ele foi o mais votado no primeiro turno, mas não resistiu à onda antipetista e terminou derrotado ontem por um político sem influência. O empresário Roberto do Órion, do PTB, se elegeu com uma diferença de apenas quatro mil votos.
Foto: Thales Rodrigues
João Gomes
Derrota. O petista Gomes diz que o partido atrapalhou
Durante a campanha, Órion recorreu à estratégia de nacionalizar o discurso, com críticas ao PT. Gomes, que entrou como favorito disparado na disputa, sentiu o baque nas pesquisas logo no início da campanha do segundo turno e começou a esconder os símbolos do partido. Em entrevista ao Estado, avaliou que o partido “atrapalhou muito” sua campanha. Na propaganda eleitoral, Gomes evitou utilizar o nome e até cores que lembrassem a legenda. Também tentou se desvincular da figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Órion teve 88.730 votos, 51,23% dos votos válidos, contra 84.475 do atual prefeito da cidade, que contabilizou 48,77% dos votos. “Não fossem os problemas com o PT eu ganharia com folga”, afirmou Gomes algumas horas antes do resultado oficial.