quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Hillary faz primeiro comício com participação de Michelle Obama

Com O Globo e agências internacionais


A candidata democrata Hillary Clinton e a primeira-dama Michelle Obama no primeiro comício juntas em Winston-Salem, Carolina do Norte - Jewel Samad / AFP


WINSTON-SALEM, Estados Unidos - Hillary Clinton realizou pela primeira vez nesta quinta-feira um comício com a participação de Michelle Obama, mulher do presidente Barack Obama. Na campanha pela Casa Branca, Michelle oferece seu peso como primeira-dama à candidata democrata, que busca atrair o voto das mulheres. As duas discursaram em Winston-Salem, Carolina do Norte, um dos estados-chaves das eleições de 8 de novembro.

Mais popular que seu marido, a primeira-dama foi uma força pouco frequente na campanha eleitoral de 2016, apesar de contundente, com discursos poderosos contra o candidato republicano, Donald Trump, e a favor de Hillary. A advogada de 52 anos não hesitou em atacar a retórica estridente do magnata e o que chamou de "intolerável" conduta sexual em relação às mulheres.

As pesquisas dão a Hillary, que busca ser a primeira mulher a comandar os Estados Unidos, um domínio sobre as intenções de voto feminino, reforçado após as controvérsias envolvendo Trump pelas acusações de conduta inapropriada com mulheres. A menos de doze dias das eleições presidenciais, Hillary busca capitalizar a fama de uma das figuras mais populares da política americana.

A ex-secretária de Estado está na frente nas pesquisas, com uma vantagem de 5,4% em relação a Trump, segundo a última média das pesquisas do Real Clear Politics.

— Sinto-me realmente bem, cheia de energia, trabalhando duro — disse Hillary aos jornalistas a bordo de seu avião na quarta-feira, quando completou 69 anos.

O encontro entre as duas primeiras damas – a atual e a ex – era quase impensável há oito anos: as primárias democratas de 2008, disputadas por Barack Obama e Hillary Clinton, foram amargas e tensas.

Mas as cicatrizes se fecharam e as duas mulheres, ambas nativas de Chicago, viram ser servido em bandeja de prata, por Donald Trump, um tema em comum: a defesa das mulheres, no âmbito das declarações misóginas e degradantes do republicano divulgadas em um vídeo de 2005.

Michelle Obama se tornou "nossa arma não tão secreta", reconheceu recentemente Brian Fallon, porta-voz de Hillary.