quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Lava-Jato prende empresário no Aeroporto de Guarulhos. E Lula, quando será preso?

Cleide Carvalho - O Globo


O empresário Mariano Marcondes Ferraz, vinculado aos grupos Trafigura e Decal, foi preso no aeroporto de Guarulhos pela Polícia Federal na tarde desta quarta-feira, por determinação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele embarcaria num voo para Londres.

Ferraz é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro e foi alvo de prisão preventiva, decretada por Moro a pedido da força-tarefa da Lava-Jato. Segundo o Ministério Público Federal, entre 2011 e 2013 ele pagou mais de US$ 800 mil ao então diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, decorrente de propina em contratos com a estatal.

Os depósitos foram feitos em contas no exterior, em nome de genros de Paulo Roberto Costa. Em acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras confirmou os recebimentos de propina até 2014.

Ferraz tem nacionalidade brasileira e italiana e reside no exterior, onde trabalha e possui, segundo os procuradores, vultuosos recursos financeiros depositados. A prisão foi decretada para garantia de aplicação da lei penal.

Segundo as investigações, Ferraz mudou seu padrão de viagens ao Brasil após o início da operação Lava-Jato e poderia facilmente não mais retornar país. O empresário está registrado em zona eleitoral no exterior e vota apenas em eleições presidenciais.