quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Nelson Motta: "Uma dupla do barulho"

O Globo

Renan caminhava como um tigre pelo corredor, brandindo pastas de dossiês e ameaçando os senadores um a um


‘A inteligência voltada para o mal é pior do que a burrice’, dizia o psicanalista, poeta e fundador do PT, Hélio Pellegrino. Eduardo Cunha e Renan Calheiros o cobrem de razão. 

Usaram seus estudos econômicos e jurídicos, suas inteligências acima da média, suas espertezas e malandragens adquiridas ao longo da carreira, para acumular poder e enriquecimento pessoal, ganhando ascendência sobre grupos de parlamentares que lhes devem favores e fidelidade pelo dinheiro das campanhas, ou por medo de serem denunciados por isso. Os burros causam menos danos do que os inteligentes a que servem.

Com toda sua inteligência e sagacidade, tudo o que Eduardo Cunha conseguiu foi se transformar no inimigo público numero um, no homem mais odiado do Brasil, que há menos de dois anos era um dos mais poderosos, chefão do PMDB e paparicado com cargos e afagos até pelo governo Dilma.

As características pessoais não ajudam: Cunha é feio e desengonçado, barrigudo e arrogante, truculento e vingativo, tem o physique du rôle de vilão bagaceiro, a natureza o fez assim. Mesmo com as roupas mais caras, fica mal vestido. Que futuro o espera? O resto da vida na cadeia, ou uma incerta delação, que não o livrará de alguns anos de prisão e perda total do seu patrimônio ganho tão sagaz e inteligentemente. E queria ser presidente da República...

Mais experiente, “cordial” e maneiroso, Renan faz o tipo galã nordestino, tem olhos verdes, cabelos implantados e nove processos no STF: nenhum foi a julgamento. Que mágicos poderes terá? Que rabos terá presos em seus dossiês?

É inesquecível a cena em que Renan, ameaçado de cassação pelo escândalo da pensão da amante paga por um lobista de empreiteira, desceu ao plenário do Senado e caminhava como um tigre pelo corredor, brandindo pastas de dossiês e ameaçando os senadores um a um. Até mesmo o venerável Pedro Simon se encolheu. E Renan escapou. Voltou à presidência do Senado e hoje é “peça chave da governabilidade”. Ele e suas pastas.

Se Renan fosse preso, e abundam motivos, seria até mais sensacional do que Lula, pela surpresa. Renan é pior do que Cunha.