terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ex-jogador Mario Sergio e mais 20 jornalistas são vítimas da queda do avião da Chapecoense


O ex-jogador Mario Sergio - Divulgação / Divulgação

O Globo



O ex-jogador Mario Sergio Pontes de Paiva, que atuava como comentarista da Fox Sports, está entre as vítimas da queda do avião que levava o time da Chapecoense para Medellín, onde seria disputada nesta quarta-feira a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atletico Nacional. Além dele, outros 21 jornalistas brasileiros também estavam no voo. Entre eles, Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, de Chapecó, que foi um dos resgatados com vida.

Os 20 jornalistas na lista de vítimas do voo são da TV Globo (o repórter Guilherme Marques, o produtor Guilherme van der Laars e o cinegrafista Ari Jr.); da Fox Sports (o narrador Deva Pascovicci, o comentarista Paulo Julio Clement, o repórter Victorino Chermont, além de Rodrigo Gonçalves, Lilacio Pereira Jr.); da RBS, a afiliada da Rede Globo na região Sul (Giovane Klein, Bruno Mauri da Silva, Djalma Araújo Neto e André Podiacki); do Globoesporte.com (Laion Espíndola); e de rádios catarinenses (Renan Agnolin, Fernando Schardong, Edson Ebeliny, Gelson Galioto, Douglas Dorneles, Jacir Biavatti).

MÁRIO SÉRGIO MARCOU ÉPOCA

Mario Sergio tinha 66 anos e foi um dos grandes jogadores do futebol brasileiros nos anos 1970. Carioca, começou no Flamengo mas destacou-se pela primeira vez no Vitória. 

Depois, passou por Fluminense e Botafogo até chegar ao Internacional, onde teve grande brilho. Seus principais títulos foram conquistados por equipes de Porto Alegre: o de campeão brasileiro em 1979, pelo Inter, e de campeão mundial, pelo Grêmio, em 1983. 

Pelo Fluminense, Mario Sergio foi bicampeão carioca em 1975 e 1976, no time que ficou conhecido como a Máquina Tricolor.

Pela seleção brasileira, Mario Sergio disputou oito partidas. Depois de se aposentar dos gramados, ele foi técnico durante 17 anos, tendo dirigidos times como Corinthians, Botafogo e Internacional, entre outras equipes do futebol brasileiro.

Além da grande habilidade, considerado um craque, Mario Sergio marcou sua carreira também pela personalidade forte que mostrava em campo. Conhecido pelas declarações polêmicas e alguns casos de indisciplina, foi um jogador que marcou sua época no futebol brasileiro.

PANORAMA ESPORTIVO

Paulo Julio Clement trabalhou no GLOBO entre os anos 1980 e 1990, quando foi repórter e também foi titular da coluna Panorama Esportivo. Ele também dirigiiu o jornal "Marca Brasil" e foi assessor de imprensa do ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Paulo Julio era comentarista do Fox Sports desde o começo das transmissões do canal no Brasil, em fevereiro de 2012.