segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Canadense de 96 anos é tataravó


As seis gerações de mulheres da família da matriarca Vera Sommerfeld (a primeira no sofá): caso raro
Foto: Reprodução da internet/Caroline Wagner/CBC
As seis gerações de mulheres da família da matriarca Vera Sommerfeld (a primeira no sofá): caso raro - Reprodução da internet/Caroline Wagner/CBC
O Globo

Vera Sommerfeld comemora nascimento de tataraneta em outubro e agora família tem seis gerações de mulheres vivas


Vera Sommerfeld, de Lethbridge, no Canadá, terá um motivo extra para comemorar o Natal este ano. A senhora de 96 anos é tataravó com o nascimento da bebê Callie, em outubro passado. Assim, a família agora é um caso raro em que seis gerações de mulheres estão vivas.

- É maravilhoso, mesmo – disse Vera à emissora canadense CBC News. - Não posso nem descrever. Ela é uma menina tão bonita. Amo muito ela.

A mãe de Callie, Alisa Marsh, tem 20 anos. Sua avó, Amanda Cormier, está com 39 anos, e Grace Couturier é a bisavó aos 59. Já Gwen Shaw, trisavó da bebê, tem 75 anos. O recorde do livro “Guinness” para o maior número de gerações de uma família vivas simultaneamente é sete, mais chegar às seis como no caso de Vera já é algo extremamente raro, ainda mais levando em conta que toda a linhagem é de mulheres.

Amanda Cormier disse à rede britânica BBC que a princípio achou que estava muito nova para ser avó aos 39 anos, “mas agora que ela está aqui, não mudaria nada!”. Já a recém-mãe Alisa Marsh afirmou que ter tantas figuras maternais à sua volta tem sido “maravilhoso”.

- Elas estão visitando toda hora – ri.

Alisa se casou com o marido Logan em 27 de junho do ano passado, e diz que sua trisavó, e tataravó de Callie, Vera Sommerfeld logo perguntou a ela “quando daria uma sexta geração”. Ela contou à BBC que pretende ter mais filhos com o tempo, e que espera que todas as “avós” da família estejam por perto para conhecê-los.

A trisavó da bebê, Gwen Shaw, credita a longevidade da família à genética. Mas depois de quase um século de vida, Vera Sommerfeld prefere dar crédito à sua escolha de drinque, rum com soda.

- Ela bebe todo dia – confirmou Alisa Marsh.

Já a bisavó Grace Couturier disse ao jornal local “Lethbridge Herald”:

- A única coisa que minha avó (Vera Sommerfeld) disse que a manteve viva tanto tempo foi a espera para este bebê nascer. E agora ela vai continuar viva porque a bebê está aqui. É absolutamente incrível que minha avó ainda esteja aqui para ver minha neta ter o primeiro filho.