terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Após decisão de expulsão, Telmário diz que Lupi o usa como bode expiatório

Maria Lima - O Globo

Segundo o Senador, o presidente do PDT quer alavancar a candidatura de Ciro Gomes


Já com filiação acertada no PTB, o senador Telmário Miranda (RR), expulso do PDT pela Executiva por ter votado a favor da PEC do teto dos gastos públicos, contra-atacou acusando o presidente Carlos Luppi, de estar usando os senadores que votaram pela aprovação da PEC como “bodes expiatórios” para tentar polarizar com o presidente Michel Temer e alavancar a candidatura de Ciro Gomes a presidente da República. O senador Lazier Martins, do Rio Grande do Sul, que também votou a favor da PEC, não esperou ser expulso e se desfiliou do PDT.

— O Lupi está nos usando como bode expiatório para afrontar Temer e tentar capitalizar sua rejeição para alavancar a candidatura de Ciro Gomes. Mas Ciro vai perder a eleição porque Lupi não comanda nada. Em 2014 canalizou os recursos do Fundo Partidário para o Rio , para sua própria candidatura, que foi um fracasso. Ano passado a prioridade foi o Ceará. Mas ele destruiu o PDT no Senado. O PDT é ele e Ciro, mas vão perder feio. O candidato dele perde para o Bolsonaro, como vai chegar a presidência assim? — contra-atacou Telmário Miranda.

Mas antes de ir para o PTB, ele disse que exigirá fazer sua defesa perante a Comissão de Ética do PDT, que não se reuniu para analisar sua expulsão. Uma das vozes mais estridentes da esquerda no Senado, Telmário Miranda disse que não houve orientação de fechamento de questão do PDT na votação da PEC do teto e nem reunião do Conselho de Ética para analisar sua expulsão, apenas uma decisão de Lupi. A decisão da Executiva de hoje também tem que ser referendada pelo Diretorio Nacional do partido.

Segundo ele Lupi teria ficado irritado com uma entrevista sua logo após a votação, quando decidiu pela expulsão dos senadores que votaram a favor da PEC.

— O Lupi comanda o PDT pela força estatutária. Como Lupi quer impor a três senadores que tem as mãos limpas a maior punição existente, que é a expulsão, mas a comissão de ética do partido não se reuniu para analisar o fato de que ele, como ministro, perdeu o cargo por prática de atos não republicanos? — reagiu Telmário Mota.

De malas prontas para o PTB, o senador Telmário Mota disse o PDT foi o seu partido desde sempre, que milita e ajudou a estruturar a militância pedetista em Roraima há 20 anos. Hoje é o partido com segundo maior número de filiados em Roraima, o que tem o segundo maior número de vereadores e que teve o deputado e o senador mais votado do estado.


— Conseguimos sustentar esse crescimento praticamente sem Fundo Partidário. Nas últimas eleições recebemos R$50 mil, enquanto ele mandou R$2 milhões para o Ceará. Eu, como membro orgânico do PDT quero ter o direito de fazer uma defesa oral, olhar na cara de cada membro do Diretório Nacional. Vou sair como entrei, com as mãos limpas e livres — disse Telmário.