sexta-feira, 24 de março de 2017

Temer anula nomeações de políticos para Itaipu


O presidente Michel Temer durante a posse do ministro Alexandre de Moraes, no STF - Ruy Baron / Valor/O Globo


Eduardo Bresciani - O Globo


Indicações contrariavam Lei das Estatais e foram reveladas pelo GLOBO


O presidente da República, Michel Temer, anulou nesta sexta-feira a nomeação de dois políticos para cargos na diretoria de Itaipu. As nomeações contrariavam a Lei das Estatais, sancionada pelo próprio presidente no ano passado, e foram reveladas pelo GLOBO no último mês de janeiro.

A nova legislação veda expressamente a nomeação para a diretoria de empresas públicas “de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Rubens de Camargo Penteado, que tinha sido nomeado para a diretoria técnica executiva, integrou o diretório do PPS do Paraná até 23 de junho de 2016, tendo sido, inclusive, secretário-geral da legenda. Ele foi indicado para a função pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Penteado disse que rejeitaria a nomeação.

Já Ramiro Wahrhaftig, escolhido para a diretoria de coordenação, fez parte do diretório do PSD do Paraná até maio de 2016. Ele foi indicado para Itaipu pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR).

À época da revelação feita pelo GLOBO, a Casa Civil disse que os nomes ainda estava em pesquisa e que a Lei das Estatais seria respeitada, mas mesmo assim no início de março as nomeações foram publicadas no Diário Oficial. O próprio presidente Temer emitiu nota afirmando que os casos seriam revistos. No entanto, a posse da nova diretoria foi marcada para a próxima segunda-feira sem que as alterações tivessem sido feitas. Somente nesta sexta-feira os atos de nomeação foram anulados.


Paraná agraciado



Usina de Itaipu - Caio Coronel / Divulgação


A diretoria foi toda toda loteada por políticos paranaenses. O novo diretor-geral, Luiz Fernando Vianna, foi indicado pelo governador Beto Richa (PSDB). Marcos Vinicius Baumgartner, que assume a diretoria administrativa, foi indicado pelo primeiro secretário da Câmara, Fernando Giacobo (PR).

O novo diretor financeiro, Marcos Vitório Stamm, foi indicado pelo deputado Sérgio Souza (PMDB). Stamm já foi nomeado no passado no gabinete do peemedebista. Foi mantido no cargo apenas o diretor jurídico, Cezar Eduardo Ziliotto, que está na função por indicação de Ratinho Júnior, deputado e secretário de Richa. Não há informação de como o governo pretende substituir os dois diretores políticos que tiveram as nomeações anuladas.

A posse da nova diretoria ocorrerá no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), às 11 horas da próxima segunda-feira, dia 27. O convite informa que o governador Beto Richa e o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, estarão presentes.