sábado, 15 de julho de 2017

Na EPOCA - Lula, o primeiro ex-presidente condenado por corrupção

Flávia Tavares - Epoca

O juiz Sergio Moro condena Lula por corrupção e lavagem de dinheiro 
e acrescenta à trajetória do sindicalista nordestino alçado a presidente 
da República um novo e triste capítulo



Eram 13h59 da quarta-feira, dia 12 de julho, quando o juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, publicou sua histórica decisão. 

Nunca antes no Brasil um presidente ou ex-presidente da República havia sido condenado criminalmente. 

Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro. Lula foi considerado culpado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Condenado a nove anos e seis meses de prisão. A admirável trajetória do sindicalista nordestino eleito presidente e líder da esquerda latino-americana ganha um novo e simbólico capítulo: a de primeiro ex-presidente condenado por corrupção. 

(Enquanto, infeliz coincidência para o Brasil, o primeiro presidente denunciado por corrupção está no Palácio do Planalto.) 

A sentença de Moro é no caso do tríplex de Guarujá. 

O juiz concluiu que o apartamento e as obras de personalização do imóvel foram dados pela empreiteira OAS como propina. Em troca, a construtora fechou contratos bilionários com a Petrobras. 

Ao apresentar sua decisão, Moro mostrou-se ciente da dimensão histórica de seu juízo. Ponderou sobre o tamanho da figura de Lula. Sobre a gravidade de condenar um ex-presidente. 

Mas sopesou que, envolvendo o crime do tríplex, está o esquema maior, o escândalo de corrupção que sangrou a Petrobras em R$ 6 bilhões. 

“Prevalece, enfim, o ditado ‘não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você’”, escreve Moro. Lula voou alto. A lei o alcançou.


Capa home revista Época - Edição 995 (Foto: Época )
>> Leia a reportagem em ÉPOCA desta semana