sábado, 15 de julho de 2017

Neve rara em Santiago provoca cortes de energia

Com O Estado de São Paulo e AFP


A capital do Chile foi tomada por uma intensa onda de frio e amanheceu coberta pela neve neste sábado, 15. Nos bairros altos de Santiago, imagens de televisão mostram camadas de até 10 centímetros de neve acumulada. O fenômeno, que há anos não era registrado com tanta intensidade, provocou ao menos uma morte e deixou 337 mil pessoas sem energia elétrica, segundo autoridades locais.
Na região metropolitana de Santiago, um homem morreu após escorregar no gelo acumulado no solo e sofrer traumatismo craniano, em um acidente de trabalho. Duas pessoas foram eletrocutadas por um cabo de energia que arrebentou por causa do mau tempo.
Neve em Santiago
Santiago do Chile amanhece coberta por manto de neve, fenômeno raro na capital de sete mlhões de habitantes Foto: Elvis Gonzáçez/EFE

Nos bairros altos da cidade, com a paisagem da cordilheira dos Andes ao fundo, centenas de crianças foram às ruas para brincar com a neve, no último fim de semana das férias de inverno do país.
A Oficina Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que 337 mil clientes ficaram sem energia na capital e cidades ao redor, o que representa um a cada sete habitantes da região. A queda de árvores sobre cabos de energia, por causa da neve, foi a principal ocorrência atendida pelos serviços de emergência ao longo do dia.
Por causa dos cortes de energia, a Onemi decretou situação de alerta para as condições climáticas, e publicou advertências com orientações para o trânsito na cidade.
A disputa da Copa Chile, segundo maior campeonato de futebol do país, foi paralisada temporariamente dois dias após seu início. A Associação Nacional de Futebol suspendeu jogos nos estádios San Carlos de Aponquito e El Teniente, na capital chilena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário