terça-feira, 15 de agosto de 2017

Harvard segue como líder em ranking chinês das melhores universidades



Na foto, um grupo visita as dependências do campus da universidade de Harvard - Elise Amendola / AP


Com O Globo


PEQUIM - As universidades americanas permanecem no topo da lista de uma classifcação anual chinesa das melhores instituições do mundo. A de Harvard segue como a primeira da lista pelo 15º ano consecutivo.


Há também outro repeteco entre as dez primeiras colocadas. Stanford ainda está em segundo lugar na “Classificação acdêmica de universidades do mundo”, elaborada pelo gabinete independente “Shanghai Ranking Consultancy”, que, a cada ano, classifica os 500 melhores centros universitários. O ranking é feito desde 2003.

Um comunicado que acompanhou os resultados deste ano afirma que a classificação se baseia em uma série de indicadores, como alunos e ganhadores do prêmio Nobel e da medalla Fields e ainda em estudos publicados nas revistas científicas "Nature" e "Science".

A Universidade de Cambridge e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) subiram de posição na lista e alcançaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente. A Universidade de Berkeley, na Califórnia, desceu um degrau e está posicionada na quinta posição.

Princeton, Oxford, Columbia, o Instituto Tecnológico da Califórnia e a Universidade de Chicago completam os dez primeiros do ranking.

Há algumas críticas com relação a classificação. Alguns especialistas apontam que ela prioriza a ciência em detrimento das humanas.