terça-feira, 28 de novembro de 2017

Foragido há uma semana, Antonio Carlos Rodrigues, presidente do PR e ex-ministro de Dilma 'trambique', se entrega à PF


O ex-ministro Antônio Carlos Rodrigues - Aílton de Freitas / Agência O GLOBO (17/07/2013)


Vinícius Sassine - O Globo



O ex-ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues, presidente nacional do Partido da República (PR), se entregou à Polícia Federal (PF) em Brasília nesta terça-feira. Ele se apresentou na superintendência na cidade no fim da tarde.

A PF considerava Rodrigues foragido há uma semana. A ordem de prisão do ex-ministro do segundo governo de Dilma Rousseff foi expedida pela Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes (RJ), na mesma operação que prendeu os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, ambos do PR. Rodrigues é primeiro suplente da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

Rodrigues é suspeito de corrupção, extorsão, participação em organização criminosa e falsidade ideológica na prestação de contas eleitorais. O ex-ministro teria intermediado propina para a campanha de Garotinho na disputa pelo governo do Rio em 2014, segundo o Ministério Público do Rio. A acusação tem como base a delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F, e do executivo do grupo Ricardo Saud.

Garotinho teria pressionado o presidente do PR para que obtivesse com a J&F R$ 4 milhões para a campanha. O grupo teria concordado com o pagamento de R$ 3 milhões em caixa dois. Para isso, um contrato de prestação de serviços foi celebrado de forma fictícia com empresa indicada pelo ex-governador, ainda conforme a acusação.

Rodrigues virou ministro dos Transportes em janeiro de 2015. Foi vereador de São Paulo por quatro mandatos, três deles consecutivos. Em 2010, virou suplente de senador na chapa de Marta Suplicy. Ele exerceu o mandato de senador entre outubro de 2012 e novembro de 2014.

Na operação que prendeu os ex-governadores do Rio, a PF conseguiu cumprir apenas o mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro. Com o mandado de prisão em aberto, ele passou a ser considerado foragido.

A defesa do presidente do PR emitiu nota na ocasião para dizer que ele "não se submeterá às mazelas e humilhações do cárcere porque confia que as instâncias superiores reverterão a arbitrária medida". Pedido de habeas corpus junto à Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes foi negado. Segundo os advogados do ex-ministro, Marcelo Bessa e Daniel Bialski, o cliente não deveria ter sido considerado um foragido, pois a prisão "atenta ilegalmente contra a liberdade".