terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Investidores hipotecam casas para comprar bitcoin nos EUA

Bitcoin - Dado Ruvic / Reuters

O Globo


De um lado ao outro do globo, o bitcoin tem dado o que falar. Enquanto a Coreia do Sul ameaça proibir transações com a moeda e o governo da Coreia do Norte faz ataques hacker para roubar a divisa, nos EUA, investidores chegam a hipotecar suas casas para conseguir comprar bitcoins. É o que diz a Associação de Administradores de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, nesta segunda-feira.

"Nós temos visto pessoas hipotecando suas casas para comprar bitcoin, recorrem a cartões de crédito", disse Joseph Borg, presidente da associação, à rede de TV CNBC.

Borg alerta para o fato de que as pessoas que estão assumindo tais riscos não são investidores com grande patrimônio e que não necessitam da renda. Pelo contrário, são pessoas que ganham, em média, US$ 100 mil por ano, e têm hipoteca e faculdade dos filhos para pagar.


"As pessoas estão na fase da mania. Em algum ponto, haverá um nivelamento. As criptmoedas estão aqui para ficar. O blockchain está aqui para ficar. Se será o bitcoin ou não, eu não sei", disse.
Além disso, Borg não acredita que a negociação de bitcoin por meio de contratos futuros na Bolsa de Chicago (Cboe) legitima a moeda. Segundo ele, inovação e tecnologia sempre vão superar as regulamentações.

"Enquanto a tecnologia continua a acelerar e a crescer, reguladores precisam entender sobre a novidade que está sendo desenvolvida, e ainda precisamos aprender muito sobre isso", concluiu.