segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

João Santana e Mônica Moura confirmam caixa 2 para campanha de Haddad, integrante da organização criminosa do Lula, à prefeitura de São Paulo



João Santana e Mônica Moura confirmam caixa 2 para
campanha de Haddad à prefeitura de SP
- Edilson Dantas / Agência O Globo


Com O Globo



Os marqueteiros João Santana e Mônica Moura confirmaram à Polícia Federal de São Paulo o recebimento de R$ 20 milhões do departamento de propina da Odebrecht para a campanha eleitoral do ex-prefeito Fernando Haddad, em 2012.

Os marqueteiros prestaram depoimento, na tarde desta quarta-feira, nos dois inquéritos que foram abertos na Justiça federal paulista para apurar pagamentos do departamento de propina da Odebrecht para as campanhas eleitorais do ex-prefeito Fernando Haddad e do ex-ministro Alexandre Padilha, em 2014.

De acordo com depoimentos de delatores da empresa, os pagamentos não contabilizados da Odebrecht foram feitos por meio do casal de marqueteiros. Na investigação sobre a campanha de Haddad, os repasses da empreiteira teriam sido feitos em troca da aprovação no legislativo de projetos que favorecessem a Odebrecht.

á no caso de Padilha, as colaborações apontam pagamento de R$ 1 milhão à campanha de Padilha ao governo estadual. Haddad e Padilha sempre negaram as acusações.

Os marqueteiros estão com tornozeleira eletrônica e cumprem prisão domiciliar em Salvador, onde moram. Em junho, o casal foi absolvido de acusação de crimes de corrupção, mas condenado por 19 atos de lavagem de dinheiro. A condenação é de sete anos em regime fechado mas, como fizeram delação premiada, a pena foi substituída por prisão domiciliar ao longo de um ano e meio.