segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

'New Yorker' demite correspondente de Casa Branca por má conduta sexual



O repórter da New York Ryan Lizza, durante entrevista
ao GLOBO, em outubro
- Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Com O Globo e agências internacionais


NOVA YORK — A revista "New Yorker" disse nesta segunda-feira que demitiu o célebre repórter político Ryan Lizza por um suposto assédio sexual. Uma porta-voz afirmou que a publicação soube recentemente que Lizza se envolveu no que eles acreditam que seja "uma conduta sexual imprópria". Já a CNN, onde o jornalista também colaborava, comentou que o jornalista não vai mais aparecer na emissora enquanto o assunto é averiguado.

Lizza afirmou num comunicado que a decisão da revista era um terrível erro e que ele está consternado que um relacionamento respeitoso com uma mulher que namorou foi classificado como inapropriado de alguma forma. Lizza trabalha desde os anos 1990 na cobertura da Casa Branca e, no cargo, assinou perfis de figuras políticas como Barack Obama, Hillary Clinton, Mitt Romney, John McCain, e Joe Biden.

"Lamento aos meus amigos, colegas de trabalho e entes queridos por qualquer constrangimento que esse episódio possa causar", disse Lizza. "Porém, essa decisão, que foi feita apressadamente e sem uma investigação completa dos fatos relevantes, foi um erro terrível."

O repórter ficou em evidência recentemente por uma entrevista com Anthony Scaramucci, que foi por somente 11 dias diretor de comunicações da Casa Branca — demitido após xingar seus colegas de trabalho. Falando com Lizza, Scaramucci acusou o então chefe de Gabinete da Casa Branca, Reince Priebus, de ser um "vazador de informações" do governo, provocando uma tensão irreparável. Numa conversa cheia de palavrões, Scaramucci disse ainda que, se Priebus vazasse informações, seria demitido logo. Ele acreditou ainda que o colega, ex-presidente do Comitê Nacional Republicano, quer prejudicá-lo.

— Reince é uma p* de um esquizofrênico paranoico — disse ele a Lizza. — Eles estão tentando me afrontar, mas não vai funcionar.

Lizza também escreveu para veículos de comunicação muito conhecidos, como o "New York Times" e a revista "GQ".

Em outubro, Lizza esteve no Brasil para participar do Festival Piauí GloboNews de jornalismo. Na esteira de sua ida ao evento, foi entrevistado pelo GLOBO, na qual comentou à coluna 'Conte algo que não sei' sua trajetória e o atual xadrez político nos EUA de Donald Trump.

— É interessante que os jornalistas americanos tenham subestimado Donald Trump. O que me perguntam frenquentemente é se o público ou a mídia deveriam levar a sério candidatos bizarros como ele. Minha resposta é: sim, nós temos que levar essas pessoas a sério. Temos que entender que na política as coisas mudam de um segundo para o outro — afirmou Lizza.