terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

'Brasil saiu da crise e vai bem', diz Henrique Meirelles


Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e Roseann Kennedy - Divulgação/TV Brasil


O Globo


Em entrevista a jornalista Roseann Kennedy, da TV Brasil, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, falou sobre a possibilidade de uma suspensão do decreto de Temer que autorizou a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro para a votação da Reforma da Previdência — medida descartada pelo governo nesta segunda-feira —, de uma possível candidatura à presidência e analisou o cenário econômico brasileiro atual. O ministro afirmou que a confiança de investidores estrangeiros no Brasil é "cada vez melhor" e que o Brasil "saiu da crise e vai bem".


Questionado se pretende continuar no cargo de ministro da Fazenda até o fim do governo Temer ou se vai apostar em uma candidatura ao Planalto, Meirelles desconversou e disse que vai decidir até o dia 7 de abril, dia em que encerra o prazo de desincompatibilização dos que pretendem disputar a eleição deste ano.Na conversa gravada, que foi exibida na noite desta segunda-feira, Meirelles disse que se o governo conseguisse os votos necessários para aprovar a Reforma da Previdência o presidente Michel Temer iria "suspender" a intervenção federal para votar o projeto. Na tarde desta segunda, no entanto, o governo anunciou que decidiu suspender a reforma pois se chegou a conclusão de que não havia condições de contornar o impedimento legal de que propostas de emenda à Constituição (PECs) sejam votadas durante a vigência do decreto.
"A partir daí então, em uma alternativa ou em outra, eu vou continuar prestando serviço", disse.

O ministro disse ainda que não "contempla a possibilidade" de disputar outro cargo.

- Minha expectativa é entregar o país crescendo, criando emprego, com inflação baixa e a renda aumentando. A ideia é ter um crescimento esse ano de 3%, uma inflação dentro da meta, possivelmente até perto do piso, um pouco abaixo ou acima disso. Um país crescendo a 3% tem que ter condições de criar 2,5 milhões de emprego - disse.

Meirelles afirmou que a confiança de investidores externos é cada vez melhor e que "o Brasil saiu da crise e vai bem".

- A confiança externa já tem no momento. Hoje o risco Brasil caiu muito. A confiança está atingindo um nível muito bom. Eu tenho tido reuniões internacionais, tenho ido a esse maiores encontros. Em Hamburgo, na Alemanha, para o G-20; na Suiça, para o Fórum Econômico Mundial; nas reuniões do Banco Mundial, enfim. Tenho conversado com investidores e autoridades do mundo todo e a confiança no Brasil é cada vez melhor. Até um ano e meio atrás existia uma expectativa muito boa de que o Brasil ia sair da crise. 

Agora, não. O Brasil saiu da crise e vai bem - disse.