quinta-feira, 24 de maio de 2018

Anúncio da Petrobras desagrada a investidores, e ação cai até 13% em NY após fechamento do mercado


Fila de motoristas para abastecer em posto da Barra da Tijuca, Zona Oeste, nesta quarta-feira - Paulo Nicolella / Agência O Globo


Rennan Setti, O Globo


O mercado financeiro viu como um mau sinal a decisão da Petrobras de congelar preço do diesel por 15 dias, entendendo o movimento como um “giro de 180 graus” na política de preços da companhia que remonta às decisões do governo Dilma e arranha a credibilidade da estatal e do país. Como reação à notícia, os recibos de ações da Petrobras negociados na Bolsa de Nova York (American Deposity Receipt, ou ADR) chegaram a cair até 13%, a US$ 13,40, nas negociações depois do fechamento do mercado. Na B3 (antiga Bovespa), os papéis preferenciais da Petrobras acumularam perda de 9,1% esta semana.

— A empresa, que vinha dando tanta confiança ao mercado, deu uma virada de 180 graus. Essa notícia machuca o Brasil mais do que a gravação do Joesley — criticou o americano James Gulbrandsen, diretor da gestora NCH Capital. — Eu não tenho a Petrobras na minha carteira, mas, se tivesse, ficaria furioso. A diferença entre o que fez a Dilma e o que está sendo feito é muito pouca. O investidor estrangeiro vai se perguntar: será que a Dilma nunca saiu? Será que a Petrobras vai ser utilizada como um veículo populista?

Na avaliação de Gulbrandsen, “o país perdeu a credibilidade total do estrangeiro dentro de uma semana”, citando a decisão inesperada do Copom de manter os juros em 6,5%.

— O Copom acha que consegue conter a desvalorização da moeda, algo que nenhum banco central nunca conseguiu enquanto sua economia apresenta crescimento fraco — acrescentou.

Segundo ele, “ninguém vai acreditar que o corte no diesel será só por 15 dias”, prevendo:

— Amanhã (quinta-feira) vai ser um dia muito difícil na Bolsa, com impacto negativo não só na Petrobras, mas em todos os papéis, no câmbio e no risco-país medido pelo CDS (credit default swap, espécie de seguro contra calote da dívida do país). A Petrobras e a Vale vinham sustentando a Bolsa este ano e, agora, dificilmente continuarão sendo esses pilares.

A ação preferencial da Petrobras (sem direito a voto) fechou cotada a R$ 23,27 nesta quarta-feira, valor que, apesar do recuo de mais de 9% nos últimos dias, representa uma valorização de mais de 450% desde janeiro de 2016, auge de sua crise com a Lava-Jato. 

Parte importante dessa alta é atribuída por investidores à gestão de Pedro Parente à frente da companhia e ao fato de a estatal ter adotado uma política de preços em paridade com a cotação internacional do petróleo. Para Juliano Ferreira, macro-estrategista da BGC Liquidez, porém, o anúncio desta quarta-feira aumenta a probabilidade de uma saída de Parente antes do fim do governo Temer.

— A notícia arranha a credibilidade da Petrobras, pois é uma sinalização negativa sobre assunto que parecia consolidado. Ainda que estivesse bastante nítido que isso acabaria acontecendo, porque as outras opções ou tinham efeito limitado ou impacto fiscal muito alto. Ou você acabava passando por cima da autoridade do ministro Guardia ou você teria que partir para cima do Parente. Tudo isso aumenta a possibilidade de termos uma baixa no governo, e será preciso monitorar de perto o discurso dos dois daqui para frente — explicou.

Para Pablo Spyer, diretor da corretora Mirae, “o mercado como um todo, que fica desconfortável com essa edição na regra”:

— A notícia é ruim, porque os investidores entendiam que a nova política de preços seria seguida à risca e, em seu primeiro grande teste, ela não foi. O impacto é negativo não apenas para os papéis da Petrobras.