quinta-feira, 24 de maio de 2018

Chantagem dos caminhoneiros é justificada. Impostos embutidos no diesel e na gasolina é para sustentar uma máquina corrupta, ineficiente e repleta de parasitas

Funcionários de posto de combustíveis na zona sul de São Paulo conversam em um banco. O local está sem gasolina e etanol desde a noite desta terça
Funcionários de posto de combustíveis na zona sul de São Paulo conversam em um banco. O local está sem gasolinae etanol desde a noite desta terça (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Por José Tomaz Filho


Afora a chantagem ostensiva dos caminhoneiros, óbvio, bancada pelos patrões, a questão do preço do diesel e da gasolina, sobretudo, e de outros 'produtos', como medicamentos, passa pela monumental carga de impostos.

Por que não se reduz os impostos?

Ora, porque o governo tem que sustentar uma máquina corrupta, ineficiente e um exército de parasitas.

Em todas as áreas do serviço público.

Só o Supremo Tribunal Federal tem mais de 2 mil 'servidores' para 11 'juízes'. É um acinte. Nas demais Cortes - federais ou estaduais - o quadro é, no mínimo, parecido.

Haja imposto!

Na Policia Militar, 'agentes' atuam fora da corporação, dirigindo para deputados estaduais ou operando como 'segurança de autoridades'. Um absurdo. E os governos estaduais promovendo mais concursos públicos para contratar 'soldados'.

No Congresso Nacional, tropeça-se em cada sala ou corredor em funcionários de autarquias, empresas 'estatais' a serviço de parlamentares. Embora o Senado e a Câmara tenham um número extravagante de 'servidores'.

Na Câmara dos Deputados, contínuo efetivo tem remuneração ao redor de R$ 20 mil. Para 'tirar' xerox.

Enquanto nos Estados Unidos, um senador ou deputado tenham três ou quatro assessores, no Brasil os bravos parlamentares têm pelo menos dez 'auxiliares', embora Câmara e Senado tenham funcionários efetivos para atender suas 'excelências'. Nos municípios onde residem, os políticos têm mais 'assessores'. Invariavelmente, familiares estão na 'folha'.

Testemunhei um cínico (redundância) deputado do Rio de Janeiro indagando a um deputado norte-americano, no Capitólio, se tão pouco assessores o atendiam bem.

"A Casa tem uma estrutura boa para nos atender", respondeu.

E o 'parlamentar' brasileiro não se conteve:

'Tenho 16 assessores em meu gabinete; e outros dez no gabinete da liderança. Sou líder do meu partido"

É o Brasil.

E haja impostos para o banquete das 'corporações'; cheias de direitos e deveres zero.

É comum ouvir de um jovem a justificativa para fazer concurso público:

"Vou ganhar bem e trabalhar pouco",

Explica-se, pois, a enormidade de impostos pegando carona no diesel, na gasolina, nos medicamentos...

Não é sem razão que muitos jovens estão procurando os aeroportos a caminho dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Japão e até da China.

Recusam-se a ser parasitas numa máquina pública corrupta e ineficiente.

A chantagem dos caminhoneiros é chocante, mas justificada.