quinta-feira, 24 de maio de 2018

Investidor que tem ação da Petrobras deve manter a cautela, dizem analistas


Painel mostra cotações na B3 (antiga BM&fBovespa), em São Paulo. Foto: Nelson Almeida/AFP

Bruno Rosa, O Globo


A forte queda nas ações da Petrobras na Bolsa de Valores na manhã desta quinta-feira já vem causando dúvidas entre os pequenos investidores que aplicam seus recursos nos papéis da estatal. Segundo analistas do mercado financeiro, a pessoa física não deve vender as ações neste momento.

- O ideal é ficar quieto neste momento. A única coisa em que o investidor deve acreditar neste momento é no que o presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse, de que o preço do diesel ficará congelado por 15 dias. Então, não há o que fazer a não ser esperar - disse Álvaro Bandeira, economista-chefe da ModalMais.

Segundo ele, o momento também não é o ideal para comprar ações da Petrobras, devido à volatilidade do papel.

- O investidor deve dicar atento aos fatos. A Petrobras veio apresentando uma série de melhoras financeiras nos últimos tempos e vem se beneficiando com a melhora do preço do petróleo no mercado internacional - destacou Bandeira.

A consultora de investimento Kátia Menezes lembrou que é comum momentos de sobe e desce das cotações das ações na Bolsa. Por isso, afirmou ela, é preciso ter sangue frio.

- Não se pode se desesperar e sair vendendo ações em momento de queda de preços. Isso é perda na hora. Tudo que desce sobe e vice-versa. Por isso, o ideal é sempre diversificar os investimentos, com fundos de ações em renda fixa e até mesmo comprar ações de diferentes empresas e setores na Bolsa como forma de diluir o risco financeiro - pontuou ela.

Na quarta-feira à noite, após o anúncio da Petrobras sobre a redução do preço do diesel, os papéis da estatal negociados na Bolsa de Nova York chegaram a cair mais de 13% nas negociações do after market, após o pregão oficial. Às 14h de hoje está marcada uma reunião entre a associação brasileira de caminhoneiros (Abcam) e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

- Após uma queda tão importante, uma oportunidade de compra de prazo mais longo se estabelece. Especialmente para o investidor que acredita na empresa - disse Thiago Bisi, o analista-chefe do Grupo L&S.